IDENTIDADE VISUAL

SANT'ANNA


Trata-se de um dojo tradicionalista para a prática de artes marciais e outras atividades, com foco em promover saúde e autoconhecimento, incluindo na rotina dos alunos um momento de integração entre corpo e mente.

O karatê é a principal atividade do dojo, porém contará com outras artes marciais como Judô e Jiu-Jitsu. Há a possibilidade do oferecimento de Tai Chi Chuan, Pilates, Yoga e/ou Meditação.

O local deve ser considerado um ambiente Zen, em que seja possível para o praticante se desvincular dos problemas exteriores"



| ATRIBUTOS
  Tradicional, União / integração, Forte, Zen, Humana, Disciplinada
TIGRE

A figura do TIGRE foi muito citada como algo desejável na materialização da identidade visual da marca, isso, devido ao símbolo do Shotokan ser um tigre. Esse tigre foi pintado para ilustrar o livro de karatê do mestre fundador desse estilo, Gichin Funakoshi.
Esse animal representa a força, a atenção, a velocidade e a virilidade do espírito do karatê.
Além disso, felinos são símbolos de exploração, majestade e nobreza, que se alinham aos princípios da honra japonesa.
Após a compreensão desses significados, uma nova representação da figura do tigre foi desenvolvida para a marca, a fim de representar de maneira exclusiva a figura tigre.



SEMBLANTE DO TIGRE

O tigre representado como símbolo não trás uma fisionomia agressiva, como geralmente é representado por outras marcas relacionadas a artes marciais. Pelo contrário, possuí um semblante sério e reflexivo. Preserva -se a ideia da cultura do estilo Budô, que é a essência do Shotokan. O Budô, prega o caráter formador e educacional em detrimento da busca pela eficiência letal. Aqui entendemos a sabedoria do karatê Shotokan.
O karatê é um caminho para o crescimento e desenvolvimento pessoal de cada indivíduo.
Para a tradução desse conceito, o tigre foi representado olhando para o horizonte à sua direita, porque em nossa cultura ocidental, realizamos a leitura de textos e imagens sempre da esquerda para a direita, sendo assim, nosso cérebro condiciona o sentido de progressão, crescimento, avanço, desenvolvimento, objetivo, foco, entre outros, a toda forma que indica essa direção.
Outra característica pensada para o símbolo é que a representação do tigre trás um ar amigável, e de certa forma juvenil, devido a marca Sant’Anna desejar atingir públicos mais jovens, entre eles crianças e adolescentes.



CIRCULO

A união é um atributo rico para a marca Sant’Anna.
A filosofia do Budô aprofundou de maneira direta as relações existentes entre a ética, a religião e a filosofia. Traz consigo a ideia de relacionamento e união, seja do convívio entra pessoas, ou ainda referente ao cultivo do corpo, mente e espírito para o auto-desenvolvimento.
Outro fator associado a união é o carinho dos alunos que vêem o Sensei Roberto, fundador do dojo, como pai.
Para trazer a representação da união foi trabalhado o símbolo de maneira a traduzir um círculo.
O círculo representa evolução e também tem a característica centralização, uma vez que cria um limite que funciona como foco. Está intimamente relacionado com o orgânico. O circulo está associado ao ponto “.” e ambos podem ser considerados como sinais supremos de perfeição, união e plenitude. Também é sinônimo de movimento, expansão e tempo.
O detalhe acima da figura do tigre, que completa o círculo, representa também o nascer do sol. O nascer de um novo dia. Após o conhecimento dos princípios do Karatê, nos tornamos novos homens, prontos a vivermos novos dias com mais harmonia.
Isso porque, o karatê trabalha a Integração entre corpo e mente, gerando bem estar e qualidade de vida.



TRAÇAS HUMANISTAS

atributos como tradicional e humano eram muito importantes para a correta representação da marca. Foi encontrado uma solução eficiente para concretizar esses dois conceitos.
Os traços do símbolo, assim como na tipografia do logotipo, são irregulares, lembrando um desenho feito a mão, assim como antigamente eram documentados as ilustrações e textos japoneses. Eram utilizados pergaminhos, tintas e pincéis. Esse procedimento é bastante tradicionalista e humano.
Foi adicionado nas versões do logotipo um leve efeito de gasto, reforçando a ideia de algo antigo, cheio de história e merecedor de respeito e admiração.
Pensando na usabilidade do logotipo, suas versões foram também desenvolvidas sem o efeito.
As cores branco, vermelho e preto, além de garantirem alto contraste, permitem a rápida associação do público de que aquela marca trata-se de algo ligado à cultura japonesa. As cores possuem tonalidades mais opacas a fim de transmitirem mais seriedade a marca.
A cor bege e a textura em kraft possibilitam maiores variações nas aplicações dos materiais do projeto de identidade visual da marca. Passam a sensação de algo com uma pegada antiga, reforçando o atributo tradicional.
A marca busca um conceito Zen ao invés de agressivo, levando em consideração os ensinamentos do Karatê Shotokan, que é fundamentado pelos ideais do Budô. A combinação de preto e vermelho foi trabalhada de forma mais discreta, nunca sendo utilizada sem o acompanhamento de uma terceira cor. Isso porque na psicologia das cores, o acorde cromático preto e vermelho transmite a sensação de agressividade.
No caso da marca Sant’Anna, a tipografia reforça o conceito de uma marca Tradicional, Forte, Humana e Sábia.
Para obter sucesso na exposição desses atributos centrais, foi utilizado o estudos dos arquétipos, onde encontramos a personalidade da marca.
Além do estilo tipográfico que afirma o conceito tradicionalista e sábio, para dar um toque de humanização para a marca, a tipografia conta com traços levemente irregulares, que aparentam ter sido feito a mão.
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